Cadillac – sinônimo de bom gosto

May 19, 2012

Cadillac Logo.

Fundação

Fundada em 1.902 como Cadillac Automobile Company, foi depois comprada pela General Motors e trinta anos mais tarde já havia se tornado o símbolo do alto padrão de luxo.

A Cadillac tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas como por exemplo, os carros totalmente fechados e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva.

No ano de 1.924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1.927. No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para Cadillac, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu sobremaneira para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta, criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis Cadillac nas “Avant Premiére” de seus filmes acabaram emprestando à marca muito do “Glamour” da Hollywood desses anos.

Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.

Cadillac sixteen.

Cadillac Eldorado 1957.

Lançamento do CADILLAC  ELDORADO, vendido por US$ 7.750 (em valores atualizados equivaleria a US$ 55.000), sendo o carro mais caro a venda nos Estados Unidos na época. Com sua produção restrita, e seu preço, teve apenas 532 unidades fabricadas, uma das quais usada pelo presidente Dwight Eisenhower no dia de sua posse. Nas décadas seguintes modelos adotaram o nome ELDORADO e passaram a ser produzidos regularmente.

Cadillac Escalade 2007.

Lançamento do CADILLAC ESCALADE, um utilitário esportivo de porte grande, estando disponíveis em dois modelos, o XLR e o SRX. É um dos modelos de maior sucesso da marca nos Estados Unidos. A linha conta ainda com o modelo ESV (maior e mais luxuoso) e a EXT (versão cabine dupla).
  • Cadillac CTS coupe.

Lançamento CADILLAC CTS, um sedan de luxo de médio-grande porte esportivo. O novo modelo vinha equipado com motor V6 3.2 de 220 cavalos.
  • Cadillac xlr 2006
  • Cadillac CTS
  • Cadillac 1.950 da série 61 – teto rígido.
  • The Series 61 Cadillac was discontinued after 1951. Shown here is a 1950 Cadillac Series 61 hardtop.
  • Cadillac Eldorado 1.953- conversível.
  • Cadillac produced a limited number of the flashy 1953 Cadillac Eldorado convertible.
  • Cadillac Eldorado Biarritz 1.959

The 1959 Cadillac Eldorado Biarritz epitomized the extravagant, gadget-laden models of the 1950s.

Cadillac La Espada 1.959.

Cadillac developed two-seat fantasy cars in the 1950s,

Relembrando os aficionados por automóveis antigos e especiais, que no dia 26 de maio (sábado) acontecerá a “4ª Exposição de Veículos Antigos e Especiais de Campo Largo/Pr”. O evento acontecerá somente no dia 26 de maio. Não percam, haverá apenas a inscrição dos expositores em cobrança de taxa.

One Response to “Cadillac – sinônimo de bom gosto”

  1. Prezado leitor.
    Entre no Site http://www.phoenix studio, é uma empresa curitiba, idônea e importa, restaura, vende cadilac’s de todos os modelos.
    Eu mesmo estou negociando com esta empresa a importação de um Corvette Stingray, ano 1975.
    Se você for colecionador esta empresa lhe entrega o carro com chapa preta.

Leave a Reply