Chevrolet Camaro

January 17, 2013

Olá leitores do blog “Rodas de Ontem”. Depois de um forçado período de afastamento da telinha, retornamos em 2.013 fazendo aqui o que mais gostamos:

FALAR   DE AUTOMÓVEIS.

Desejamos a todos vocês um ano repleto de realizações, alegrias e saúde, e àqueles que são antigomobilistas um ano também com muitos encontros e passeios.

Neste ano de 2.013, as nossas publicações no blog passarão a ser mensais e traremos aos nossos seguidores e leitores, informações sobre encontros de automóveis antigos com a posterior cobertura do evento.

Como implemento, ainda colocamos nossa página à disposição dos leitores e seguidores para, querendo, darem sugestões e fornecerem matérias à publicação, tecerem comentários, divulgarem eventos, publicarem anúncios refente a automóveis (inclusive sobre venda de antigos), enfim, tudo que possa ser útil e interessante na área do automobilismo e do antigomobilismo.

Obrigado pela atenção e um forte abraço a todos.


C H E V R O L E T    C A M A R O

O Chevrolet Camaro é um coupé esportivo  da Chevrolet.

Sua produção foi interrompida em 2.002 mas a General Motors  já retomou a produção de uma nova versão a partir de 2.009.

A chamada 1st Generation tem como características: – ano de 1967 – produção total de 220.906 unidades – ano de 1968 – produção total de 235.147 unidades – ano de 1969 – produção total de 243.085 unidades Estes veículos permitem em seus VIN (Vehicle Identification Numbers) uma forma de identificar os motores 6 cilindros (em linha) dos V8. Em seu terceiro caracter, o número “3″ indica que é 6 cilindros, ao passo que o número “4″ indica ser um V8.

A década de 1.970 não foi proveitosa para o Camaro. Com a subida do preço do petróleo fez com que o consumidor optasse por veículos que consumiam menos. As medidas adotadas para a antipoluição fizeram acabar com os fabulosos V8 e em 1.972 aconteceu o fim da produção do SS.

No ano de 1.973 surgiu o  Camaro LT,  preocupado mais com o luxo e o conforto do que com a potência, dando lugar inclusive aos motores 6 cilindros em linha, menos ferozes e mais econômicos.

A crise faz outra “vítima” em 1.974,  o Z28, que teve sua produção paralisada. Em 11 de maio de 1.978, o Camaro de número 2 saiu da fábrica de Van Nuys, na Califórnia, e no ano de 1.982 entra em campo uma nova versão do Camaro chamada IROC-Z (Internacional Racing of Champions). Essa versão foi produzida até 1.990 quando encerrou sua produção.

A terceira geração do Camaro, com maiores modificações estéticas após 12 anos, com seu design futurista é escolhido pela terceira vez como Pace Car oficial das 500 milhas de Indianápolis 500.

Mecanicamente também grandes novidades ficaram por conta do novo motor inteiramente em alumínio, mais uma vez derivado do mesmo que equipava o Corvette. Tratava-se de um V8 de 5.7 litros que no Z28 produzia 305 cavalos e 320 no SS.

Novos freios a disco com assistência por ABS  Bosch nas quatro rodas. Nenhuma mudança significativa aconteceu até 1.998.

A nova geração

Lançada em 2.006, a nova geração do Camaro é uma releitura dos modelos lançados entre 1.967 e 1.969 – primeira geração -, contando com um desenho futurista e agressivo. O Camaro é hoje comparado  com seus concorrentes, o Ford Mustang e o Dodge Challenger.

  • A versão V6 é equipada com motor 3.6L V6 12V O motor V6 atual é bem desenvolvido tecnologicamente, produzindo cerca de 300 HP, potência que era observada nos antigos V8 antes utilizados pela GM, tanto no Camaro como em outros esportivos da marca.
  • A versão V8 é equipada com motor: 6.2L V8 16V Potência: 406 HP.

O fato é que o carro desde o seu primeiro até a roupagem nova que lhe foi dada, continua com seu estilo arrojado e luxuoso.

2008-06-12-CAMARO-SS-1967-00001.JPG

1970 camaro z28.jpg

Chevrolet Camaro IROC-Z-4.jpg

'93-'97 Chevrolet Z28 Camaro Coupe (Orange Julep).JPG

2010ChevroletCamaro-05.jpg

Leave a Reply